sexta-feira, 3 de abril de 2015

O Maior Milagre de Cristo!

Quem frequentou o Cine Argus sabe da importância do filme "A Vida e Paixão de Cristo", de Ferdinand Zecca e L. Nonguet, filme francês de 1903 que era exibido religiosamente (literalmente) todos os anos no cinema de Seu Duca, por ocasião da semana santa. Durante muitos anos, fazia parte da tradição castanhalense ir à igreja participar das celebrações e, ao sair ir ao Cine Argus assistir ao filme "A Vida e Paixão de Cristo", conforme relatado por um dos entrevistados de nosso documentário, Éldio Sena, atual proprietário de uma empresa de contabilidade e sorveteiro do cinema nos anos 80.

Segundo Amílcar Carneiro, filho de Seu Duca e responsável pelo Cine Argus e todo o circuito de exibição após o falecimento do pai, na sexta-feira santa o filme de Ferdinand Zecca chegava a ser exibido em cinco sessões ao dia, sendo o único filme a alcançar essa proeza na história do Argus. Apesar de ser um filme do período do cinema mudo, a versão exibida todos os anos era narrada e com fundo musical.

"A Vida e Paixão de Cristo" fez sucesso não só no Cine Argus, mas em vários cinemas ao redor do mundo. Mas, no Cine Argus e em todo o circuito de exibição de Seu Duca, composto por cerca de 30 cinemas no interior do Pará e estados vizinhos, o filme foi sucesso absoluto durante quase 40 anos, garantindo sempre um enorme público. Na entrevista ao documentário "Memórias do Cine Argus", Amílcar Carneiro lembra que seu pai chamava o sucesso de bilheteria do filme de Ferdinand Zecca como "o maior milagre de Cristo". O Cine Olympia, em Belém, cinema de rua mais antigo em funcionamento do Brasil, reconhecendo a importância desse filme, fez uma exibição nesta quinta-feira santa, dia 02 de abril de 2015. Abaixo, imagens do filme.





2 comentários:

  1. Caro Edivaldo
    Parabéns pelo projeto que começou como um despretensioso "curta" e agora toma proporções grandiosas como convém ao bom cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Amílcar! E parabéns pra você, seu pai e toda a família Queirós Carneiro, por tudo o que fizeram pela cultura de nosso município através de nosso saudoso e maravilhoso Cine Argus. Que bom estarmos juntos nesse projeto, certamente que faremos um grande filme!

      Excluir